Friday, March 30, 2007

Os 12 Trabalhos ou Como Fazer um Filme Errado

O grande problema de Os 12 Trabalhos, novo filme de Ricardo Elias, é a solenidade. Falando (ou escrevendo assim) parece que ele só tem este problema, que é grande, mas na verdade este grande problema é o filme inteiro.

Ao retratar a história do moto boy Heracles, Ricardo Elias escolheu usá-lo (e este é o termo certo) como fio condutor para retratar também outras histórias. E é aqui que entra a solenidade: durante todo o filme, Heracles sai solenemente de cena para que a câmera solenemente desfoque e faça um efeito belo efeito plástico, porém desprovido de interesse, para que uma solene voz conte a história de uma personagem que acabou de cruzar a vida do moto boy. Esta “solenidade” é a mão do cineasta que ao invés de investir na marca pessoal escondida por trás de seu protagonista (como faria Ford, Hawks ou Scorsese) resolve entrar em embate direto com ele. Nesta luta Elias versus Heracles, obviamente o cineasta vence por sua onipotência e com isso destrói o filme. Heracles não se desenvolve, não possui profundidade e seus obstáculos são facilmente transpostos, não por sua capacidade pessoal, mas sim pela fraqueza dos desafios. Isso tudo porque Elias aparece mais que Heracles e este, ao invés de um semi-Deus, vira um pequeno rato de laboratório. O cineasta, para exaltar-se, tenta destilar toda sua elegância, técnica e capacidade artística através da beleza plástica e com uma pseudo-profundidade, por vezes exagerada. Ao invés de uma história com naturalidade e simplicidade (tudo que sobra em Antônia), Elias aposta na “solenidade plástica” e destrói seu filme, deixando-o extremamente pomposo (que culmina no olhar para a câmera de Heracles na praia, numa aproximação forçosa com o sentimento da Cabíria de Fellini).

Quando o cineasta quer ser maior que sua obra, o resultado é um filme sem coração e mente como Os 12 Trabalhos. Elias se esqueceu que ainda não é um Fellini, um Antonioni, um Godard...

Labels: , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home