Wednesday, February 14, 2007

À procura da felicidade

Filmes para estrelas são muito comuns, mas poucas vezes estes não passam autopromoção para seus – às vezes produtores – atores. Sr. e Sra. Smith é um exemplo claro de filme que poderia ter sido e que não foi porque as estrelas não se importaram muito com o teor e o cuidado do filme.

A Will Smith podemos fazer qualquer crítica negativa quanto à personalidade a qual ele se impôs, porém não podemos negar que este, após o fracasso estético/público de As loucas aventuras de James West, se tornou um ator mais seletivo quanto a seus projetos. Com isso, ele se preserva e pode, de quando em quando, fazer algo como À procura da felicidade.

O filme é o clássico mamão com açúcar da ascensão social estadunidense. Um homem que quer ser rico e dar uma vida melhor para seu filho. Como em um melodrama que se preze, ele sofrerá tudo quanto for possível e terá que lutar bravamente contra o destino. Direção e roteiro caminham nesse sentido de sádico quanto ao personagem e não passam do tratamento burocrático e básico no filme.

É aqui que entra o produtor-ator Will Smith e dá ao filme uma graça interessante. Sua atuação transita entre a fraqueza e o heroísmo; suas expressões sempre nos deixam com a dúvida se este homem pode realmente suportar tudo isto. Apesar de a história em si nunca questionar a capacidade do protagonista (vide que ele consegue montar um cubo mágico em vinte minutos), Will Smith é quem mantém o interesse do espectador nessa lutada personagem. No final, somos presenteados com uma das melhores atuações de 2006, por um ator que não é tão credibilitado nos meios mais eruditos da crítica.

Se escrevi há algum tempo que Diamante de sangue vale por DiCaprio, agora termino dizendo que À procura da felicidade vale por muito mais por Will Smith.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home