Monday, January 15, 2007

Mais Estranho que a Ficção

Um filme feito de sacadas é um filme feito de sacadas: 99% de chances de ficar nisso e ser uma bosta de filme, a não ser que você eventualmente seja um Kaufmann da vida.


Mais Estranho que a Ficção até que tenta sair disso, mas não consegue. Não chega a ser uma bosta, mas também não é do caralho. Os atores são ótimos, não só os obviamente elogiáveis Emma Thompson e Dustin Hoffmann (caralhudo), como também os emergentes Will Ferrell e Queen Latifah. A direção é a afetada de sempre nesse tipo de filme, vide o pior filme do Kaufmann, aquele Brilho eterno de uma mente sem lembrança.


Mas o que te deixa na mão é, no caso, o roteiro. O argumento é simples e gracioso: um cara (Will Ferrell) começa a ouvir uma mulher (Emma Thompson) narrando a sua vida detalhadamente, se dando conta de que ele é personagem de um livro, pra isso ele pede ajuda de um professor universitário de literatura (Dustin Hoffmann), para descobrir quem é essa mulher. Infelizmente, toda essa grande sacada vai pro brejo quando o folgado do roteirista inventa personagens incoerentes e motivações fracas. Às vezes o filme se encontra, em especial nas cenas em que Dustin Hoffmann e Will Ferrell tentam desvendar o gênero do tal livro baseado nos acontecimentos relatados pelo segundo. O final do filme, que inclui uma avaliação negativa do professor de literatura em relação à qualidade do livro é o seu momento mais metalingüístico, porque o pior de Mais Estranho que a Ficção é, com certeza, os seus últimos 15 minutos.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bem, Suza, o filme realmente não é do caralho, mas também não é tão ruim quanto você pintou nessa crítica. A direção não é afetada - chega até a ser burocrática em alguns momentos - e o jogo de relação espectador/filme é o de uma tragicomédia mesmo, o que eu concordo, atrapalha bastante o final do filme. E outra coisa: o pior filme do Kauffman é Confissões de uma mente perigosa, que mesmo assim é do caralho.

4:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não diria que esse filme é do caralho. Talvez um pintinho.

2:49 PM  

Post a Comment

<< Home